• Email : ferrari@ferrariassessoria.com.br

  • Fone : (41) 3016-6873 | 41 9 9964 1552

Abertura de Empresas | Definição do Tipo de Empresa


Empresa é uma organização econômica, civil ou comercial, constituída para explorar um ramo de negócio e oferecer ao mercado bens e/ou serviços.

Abertura e Regularização de Empresas

Nossa empresa esta preparada para auxiliá-lo em novos empreendimentos. Também realizamos trabalhos de recuperação e regularização de sociedades. A abertura de um novo negócio exige planejamento, por isso é muito importante elaborar  um plano de negócio, saber os passos que deve seguir e estar ciente das dificuldades iniciais que vai enfrentar.

Definir o tipo jurídico de sociedade também faz parte do processo inicial, podemos citar os seguintes: 

1. Definição do Tipo de Empresa

- Empresário (Individual): é a pessoa que trabalha no comércio ou com serviços não intelectuais, ou seja, que não dependam de graduação superior para seu desempenho. É a antiga Firma Individual, e o seu registro é realizado na Junta Comercial, esse tipo de empresa o capital social confunde-se com os bens do empresário, sua responsabilidade é ilimitada.
- Empresa Individual de responsabilidade Limitada – (EIRELI): é a pessoa que trabalha no comércio ou com serviços não intelectuais, ou seja, que não dependam de graduação superior para seu desempenho. Exigência para esse tipo de empresa é o valor do capital social - mínimo de 100 salários mínimos vigentes, sua responsabilidade fica limitada ao valor do capital social.
Sociedade Empresária Limitada: é a sociedade que possua dois ou mais sócios e que trabalha no comércio ou com serviços não intelectuais.
Sociedade Simples Limitada: é a sociedade que possua dois ou mais sócios e que trabalha com atividades intelectuais, ou seja, de natureza científica, literária ou artística.

2. Tipos de Participação

Sócio-administrador: é aquele que efetivamente desempenha funções dentro da empresa e é responsável pela administração da mesma. Recebe pró-labore, assina e responde legalmente pela Pessoa Jurídica (empresa). Todos os sócios podem ser administradores ou não. No caso de nenhum dos sócios desempenharem esta função, um terceiro deverá ser nomeado como Administrador, sendo que o Contrato Social deverá prever esta situação.

Sócio-quotista: Este tipo de sócio não trabalha na empresa, não retira pró-labore, mas participa de lucros e prejuízos do negócio e responde pelos atos da Pessoa Jurídica, em solidariedade com os outros sócios.

3. Situação do titular ou do(s) sócio(s)

Funcionário Público: Na maioria dos casos, o funcionário público está impedido pelo seu Estatuto de Servidor de ser sócio-administrador ou titular de firma do tipo Empresário. Geralmente, ele poderá ser somente sócio-quotista. Para saber desta possibilidade, é necessário consultar a entidade para qual trabalha.
Aposentado por invalidez: O aposentado por invalidez não pode ser sócio-administrador de uma empresa ou titular de empresa individual (Empresário), apenas sócio-quotista.
Participação em outra empresa: Não é vedada a participação de uma pessoa em mais de uma empresa, mas existem implicações para fins tributários (Simples Nacional). Para tanto, verificar art. 3º da LC 123/06. O que é vedado é uma pessoa ter duas empresas do tipo Empresário em seu nome.

4. Nomes

Nome Fantasia: Este nome é o nome inventado para a empresa e é por este nome que a empresa será conhecida no mercado. O nome fantasia serve também para identificar e distinguir seus produtos e serviços de outros já existentes no mercado. Pode ser também uma marca, devidamente registrada e protegida no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Para verificar se o nome que você quer utilizar não está sendo utilizado por outra empresa, pesquise a base de marcas no site do INPI.
Nome Empresarial: No caso de Empresário Individual, será adotado o nome civil do titular. Esse nome pode ser por extenso ou abreviado, não podendo abreviar o último sobrenome, nem excluir qualquer dos componentes do nome. Não constituem sobrenome: Filho, Júnior, Neto, Sobrinho etc. Caso o empresário possua um nome bastante comum, poderá utilizar uma partícula que o diferencie, como um apelido ou a definição da atividade. Ex: José Carlos do Nascimento; J. C. do Nascimento; José Carlos do Nascimento – Bar.

O nome a ser dado para empresa individual de responsabilidade Limitada (EIRELI), o nome deve utilizar os mesmos princípios da Sociedade Empresária Ltda. para a sua formação, devendo incluir a expressão EIRELI após a denominação ou razão social.
No caso de Sociedade Empresária Ltda, o nome empresarial é constituído por uma Razão Social ou por uma Denominação Social. A Razão Social é o nome civil completo ou abreviado de um dos sócios, acrescido de "& companhia", ou "& CIA", para indicar a existência de outros sócios, além da palavra "limitada", por extenso ou abreviada. Pode também ser composta pelo sobrenome de mais de um dos sócios. Ex: Antonio Ribas de Oliveira & Cia. Ltda.; Oliveira & Cia. Ltda.;Oliveira & Irmãos Ltda.;Oliveira, Murici & Santos Ltda. Já a Denominação Social é composta por uma expressão de fantasia ou termo criado pelos sócios, pelo objetivo social da empresa (atividade) acrescido ao final a palavra "limitada", abreviada ou por extenso. Ex: Beta Mercearia Ltda.; Lancheria Alfa Ltda.; Antonio Oliveira Padaria Ltda. Lembramos que o nome empresarial não pode incluir ou reproduzir sigla ou denominação de órgão público da administração direta, federal, estadual ou municipal, bem como de organismos internacionais.
Para a Sociedade Simples, o nome deve utilizar os mesmos princípios da Sociedade Empresária Ltda. para a sua formação, podendo ser Razão ou Denominação Social, mas devendo incluir a expressão Sociedade Simples ou S/S antes da expressão LTDA. Ex: Psico Serviços de Psicologia Sociedade Simples LTDA.;Serviços de Psicologia Psico S/S Ltda.; Lima & Silva S/S Ltda.

5. Capital Social

O capital social é a primeira fonte de recursos da empresa em moeda corrente. É o valor que a empresa vai utilizar para iniciar suas atividades e enfrentar suas primeiras despesas, como compra de equipamentos, matéria-prima, instalações, divulgação etc. Importante este ponto ser observado nas atividades que será exigido o RADAR para importação/exportação, a comprovação da integralização do capital social através do deposito na conta da empresa é imprescindível, geralmente é feito após a finalização do processo de abertura da empresa, esta informação deve constar no contrato de constituição da sociedade, e cada sócio deve integralizar a sua parte através de cheque ou outro meio que comprove a saída do valor de sua conta.

6. Atividades

Uma empresa pode ter tantas atividades quantas quiser. Alguns setores, como por exemplo, os serviços de turismo, não podem trabalhar com mais de um ramo de atividade. Tudo depende da legislação específica existente. Assim, é necessário especificar exatamente quais atividades serão desenvolvidas por sua empresa. Os ramos de atividades são:

Indústria: Empresas que trabalham com a produção de bens;
Comércio Atacadista: Empresa que trabalha com venda de mercadorias, para empresas que revenderão os produtos;
Comércio Varejista: Empresa que trabalha com venda de mercadorias diretamente ao consumidor final;
Prestação de Serviços: São empresas que prestam serviços, tanto para pessoas físicas, quanto jurídicas. As atividades da empresa são definidas pelo CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica). Estes códigos podem ser definidos e consultados na página de Internet: www.cnae.ibge.gov.br

7. Cópias de Documentos

Cópia autenticada do RG e CPF do titular, no caso de Empresário Individual, ou do(s) sócio(s)–administrador(es), em caso de Sociedade.
Copia autenticada do comprovante de endereço atualizada.

Também são aceitas cópias de documentos de conselhos profissionais e carteiras de habilitação. Autenticada significa que a cópia do documento deve ter o reconhecimento de algum cartório ou tabelionato.

7.2) Cópia do comprovante de endereço da empresa(IPTU)

Este documento será utilizado para a consulta comercial e posteriormente a emissão do alvará.

Existem basicamente dois tipos de alvarás:
- Alvará de Localização - é aquele onde a empresa realmente funcionará, como por exemplo, uma loja, e;
- Alvará de Escritório de Contato - é aquele onde a empresa utilizará o endereço residencial de um dos sócios ou do titular da empresa individual, apenas como ponto de referência. Este tipo de alvará é freqüentemente utilizado por empresas prestadoras de serviço.

Importante: o Ponto de Referência serve apenas para recebimento de cartas ou telefonemas, não poderá haver atividades da empresa no endereço. Como comprovante de endereço são aceitas contas de luz, água, IPTU, telefone, contrato de locação do imóvel, dentre outras.

Informações para abertura de empresa entre em contato conosco.

Copyright © 2015 - Desenvolvido por Simples Ideia Criação de sites

Scroll to Top