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Crescer para poder importar? Ou importar para poder crescer?


Crescer através do sistema de franchising é a opção de muitas empresas por diferentes motivos

Por Silvio Costa

Crescer através do sistema de franchising é a opção de muitas empresas por diferentes motivos.

Algumas empresas buscam expansão rapida para proteger e dominar mercados, assim evitam o crescimento de empresas concorrentes.

Outro claro objetivo de quem busca expandir através do sistema de franchising é, se for fabricante de algum produto, ampliar a sua capacidade de distribuição. Ou seja, ampliar sua capacidade de acessar novos mercados para distribuir seus próprios produtos.

Outra estratégia muito utilizada por algumas empresas que optam pelo sistema de franchising é poder ampliar sua capacidade de barganha junto aos seus fornecedores.

Existem muitos outros diferentes motivos pelos quais empresas buscam crescer através do sistema de franchising. Por exemplo o caso do Mc Donalds. Mas, isso já é tema para um outro artigo. Enfim, vamos em frente.

Quando a sua empresa ainda é pequena, o seu volume de compras é limitado ao seu tamanho. Assim, sua capacidade de negociar preço, prazo e outras vantagens junto aos seus fornecedores é, também, limitada.

Quando sua empresa cresce, seu volume de compras também cresce proporcionalmente. Dessa maneira as suas condições de barganha começam a ganhar efeito e isso promove um importante diferencial competitivo para sua empresa diante o mercado. Isso acontece porque sabemos que comprar “bem” faz toda a diferença na hora de ofertar produtos e melhorar suas margens de lucro.

Empresas que hoje possuem um tamanho razoável, já vislumbram buscar fornecedores fora do seu mercado doméstico. Ou seja, percebem que possuem um volume razoável para começar seu processo de importação. Trazendo produtos de fornecedores estrangeiros que praticam preços muito mais competitivos que os fornecedores brasileiros. É o caso dos fornecedores chineses, por exemplo.

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Importar da China, ou outros países, é muitas vezes uma maneira de obter a vantagem competitiva que a sua empresa precisa para crescer ainda mais.

Muitas empresas já possuem estrutura operacional “enxuta” como: controle, gestão e redução de perdas, eficiência logística, controle e gestão de estoques etc. E uma maneira de melhorar, ainda mais essa eficiência e de se obter ainda mais ganhos de competitividade, é comprar “melhor” seus produtos e serviços. Isto é, buscar em diferentes mercados fornecedores que ofereçam preços mais competitivos.

Crescer proporciona um ciclo virtuoso nas empresas. Uma empresa que cresce, buscando cada vez mais eficiência operacional, consegue alavancar o seu processo de crescimento. Ou seja, crescimento promove mais crescimento. Funciona como uma alavanca, um potencializador ou um catalizador que se auto nutre.

 Se você tem um negócio ainda pequeno, mas com potencial para crescer seja através de lojas próprias ou seja através de franquias,  considere seriamente expandir. Comece o quanto antes. Para saber qual é a melhor estratégia para expandir seu negócio, busque apoio de orgãos ou empresas especializadas para que desenvolvam um projeto de expansão para o seu negócio.

E se você já tem um negócio de tamanho razoável e um volume de compras também razoável, considere prospectar fornecedores em outros países. Caso não saiba como fazer, consulte uma empresa especializada para que ela desenvolva um projeto de importação para sua empresa.

Faça como milhares de empresários bem sucedidos em todo o mundo. Escolha crescer.

Sucesso nos negócios!

Fonte: Administradores

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