• Email : ferrari@ferrariassessoria.com.br

  • Fone : (41) 3016-6873 | 41 9 9964 1552

Serviços Terceirizados | Vantagens da Terceirização Contábil | Outsourcing


A terceirização de serviços cada vez se torna uma necessidade gritante para empresas, sendo que, a competição dos mercados obriga foco de todas as ações sejam seus negócios-chaves, deixando de lado as atividades ditas “acessórias” à condução das empresas.

O que é o outsourcing contábil?

A tendência do outsourcing contábil se justifica por diversas razões. Muitas vezes, uma empresa não dispõe de espaços físicos adequados, com uma estrutura que comporte uma equipe de contabilidade. E como esse departamento é indispensável para qualquer negócio, pois sem as ações contábeis em dia as chances de ter problemas são enormes, os gestores precisam buscar uma solução. É nesse ensejo que surge essa nova demanda, de possibilitar que a empresa contrate um serviço à parte e, desta forma, não necessitar instalar um departamento de contabilidade nem se preocupar com a administração do setor.

Essa necessidade é ainda mais relevante quando pensamos na questão contábil das empresas. Que por ser uma área de grande complexidade e por representar grande risco é fundamental que se tenha equipes de profissionais especializados trabalhando, evitando que pequenos deslizes se tornem grandes despesas tributárias. Além do excesso de tarefas burocráticas, as mudanças constantes de regras e os gastos elevados com profissionais são apontados por especialistas como fatores mais que suficientes para que as pequenas empresas optem pela terceirização dos serviços de contabilidade. A alternativa seria a criação de um departamento próprio, hipótese praticamente descartada por conta da insuficiência de tarefas para ocupar um funcionário durante todo o mês.


A lei 11.638, de 2007, promoveu muitas mudanças na contabilidade, o que demanda aperfeiçoamento profissional. Além disso, há todas as regras de implementação do Sped Contábil e do Sped Fiscal, que aumenta a responsabilidade e exige conhecimento do contabilista. A terceirização passa a ser terceirização é vantajosa para estabelecimentos de pequeno e médio porte, porque concede mais agilidade e dinâmica nas decisões. Com custos mais baixos, as empresas contam com uma estrutura já montada e têm à disposição o serviço contábil tradicional e profissionais capacitados a orientar os empresários em questões gerenciais, relacionadas a estoque, formação de preço do produto e investimentos.

Em resumo, a realidade do mercado atual e as vantagens desse tipo de serviço fazem com que a terceirização contábil seja fundamental para as empresas de médio e pequeno porte. Para as empresas de grande porte essa situação tem que ser melhor avaliada, mas, a opção do serviço de outsourcing é uma opção que vem conquistando um número cada vez maior de grandes corporações, que conseguem com isso mais direcionamento de suas ações e a garantia das melhores opções tributárias.

Fonte: Administradores.com e Portal IG

Copyright © 2015 - Desenvolvido por Simples Ideia Criação de sites

Scroll to Top